14 de abril de 2008

* Patrono dos Lobitos



( ASSIS, 1182 - 1226 )


Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos.
Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a ideia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia.
Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa.
Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas.
Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.
Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas.
Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados.
O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso.
Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas.
Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.


Partilhar PAZ e ALEGRIA com S. Francisco de Assis, o Santo dos pobres e humildes, protector dos animais, é o patrono de todos os lobitos







Lobo de Gúbio

&


São Francisco de Assis







Nesta época São Francisco morava na cidade de Gúbio, onde num certo dia surgiu um grande e feroz lobo que devorava os animais e os homens, de forma que todos morriam de medo, porque esse animal feroz sempre se aproximava da cidade. Por isso, todas as pessoas se armavam quando tinham que sair de Gúbio.

Mas, como o animal se mostrava muito feroz, depois de um certo tempo, os habitantes da região nem tinham mais coragem de sair da cidade, mesmo estando armados.

São Francisco, sabendo o que estava acontecendo, resolveu ir ao encontro do lobo.

Assim, fazendo o sinal da cruz, saiu da cidade com os seus companheiros para encontrar o temível animal.

Foram com ele, ao encontro do lobo, também vários moradores de Gúbio.

Ao chegar no local onde a fera se encontrava, os moradores viram o feroz lobo com a boca aberta indo ao encontro do santo.

Quando o animal se aproximou, São Francisco fez o sinal da cruz e o chamou:

”Venha cá, irmão lobo, ordeno-te da parte de Cristo, que não me faças mal, nem a mim e nem a ninguém desta cidade.”

Admiravelmente ao fazer o sinal da cruz o lobo fechou a boca e veio manso como um cordeiro, lançando-se aos pés do santo como se estivesse morto.

Então, Francisco lhe disse:

”Irmão lobo, tens causado muitos prejuízos a esta terra, destruído e matado as criaturas de Deus sem o Seu consentimento.Além de tudo também mataste seres humanos, feitos à imagem e semelhança do Altíssimo. Por isso és digno de forca, como um terrível ladrão e homicida.Toda esta gente que está aqui murmura contra ti e toda a terra te é inimiga.Porém, eu desejo fazer as pazes entre ti e eles, de forma que tu não agredirás mais a eles e eles te perdoarão todas as ofensas que lhes cometeste no passado e não serás mais perseguído por nenhum cão e nem por nenhum homem.”

Depois que São Francisco terminou de falar, o lobo fez um movimento com o corpo, com a cauda e com as orelhas, inclinando a cabeça, para mostrar que aceitava o que o santo dizia.





Oração - S.Francisco de Assis


Senhor…

Fazei de mim um instrumento da vossa paz!

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor.

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a .

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre...

Fazei que eu procure mais.

Consolar, que ser consolado.

Compreender, que ser compreendido.

Amar,que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

É perdoando, que se é perdoado

E é morrendo, que se vive para a vida eterna!






1 comentário:

Anónimo disse...

Há uma outra, que os lobitos costumam rezar a S.Francisco de Assis! :)

Telmo, Clã 40